terça-feira, 12 de maio de 2009

Sparisoma cretense. Veja


Nome científico: Sparisoma cretense (Linnaeus, 1758)
Nome comum: Veja
Família: Scaridae
Ordem: Perciformes
Classe: Actinopterygii

Distribuição: Portugal, Açores e sul da Madeira às Ilhas Canárias e Senegal, também comum nas costas orientais e sulistas do Mediterrâneo.

Biologia: Em águas rasas ao longo costões rochosos, são muito comum nas zonas rochosas de média profundidade nos Açores. Alimentam-se de algas e pequenos invertebrados.

Morfologia: Tem o corpo oval, alargado e ligeiramente comprimido. A sua cabeça é cónica e a sua parte anterior é romba, tendo a boca situada na zona mais anterior. As mandibulas têm pequenas dimensões e os dentes são fortes e estão unidos numa espécie de bico formado por quatro placas. A barbatana dorsal é única e larga e o bordo posterior da caudal é convexo. As fêmeas são avermelhadas, com uma mancha parda atrás do opérculo, uma por cima das peitorais e outra amarela no pedúnculo caudal, atrás da barbatana dorsal. A coloração dos machos é escura entre o cinzento, castanho e verde muito escuro com manchas brancas no dorso e flancos. Podem alcançar 50 centímetros de comprimento.

Origem da fotografia: Fotografia tirada em 13 de dezembro de 2008, durante mergulho no lado este do Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário