segunda-feira, 18 de maio de 2009

Conger conger. Congro.


Nome científico: Conger conger (Linnaeus, 1758)
Nome comum: congro
Família: Congridae
Ordem: Anguilliformes
Classe: Actinopterygii

Distribuição: Desde Noruega e Islândia até Senegal; ilhas Canárias, Madeira e Açores; Mediterráneo e Mar Negro.

Morfologia: Peixe grande, com corpo compacto e cilíndrico com forma de serpe, pero ligeiramente aplanado na parte posterior. Cor preto ou cinzento. Carece de escamas. Cabeça comprimida na parte dorsal e boca grande, com a mandíbula superior mais prominente. Lábios grossos. Dentes no vómer e no premaxilar. Narinas tubulares. Uma abertura branquial a cada lado atrás da cabeça. Barbatana dorsal continua com a anal. Carece de barbatanas pélvicas, mas sim tem pectorais.

Biologia: Vive entre rochas, em covas, em profundidades até 500m. Predador nocturno, alimenta-se fundamentalmente de peixes, crustáceos e polvos.

Reprodução: Os machos alcançam a maturidade com 75cm (5 anos de idade aprox.); as fêmeas com 200cm (15 anos de idade aprox.). As gónadas das fêmeas podem atingir a metade do peso corporal do animal. Trâs a desova morrem. As larvas permanecem os dois primeiros anos entre 100 e 200m, e quando atingem os 15cm aproximam-se à costa.

Origem da fotografia: Lota de Ribeira (Galicia), Maio 2008. Laura G.

1 comentário:

  1. Blogue revelando muito trabalho nos textos e com fotografias subaquáticas, que são muito mais interessantes. Parabéns, e espero que o exercício tenha sido positivo.

    ResponderEliminar