terça-feira, 19 de maio de 2009

Dicentrarchus labrax. Lubina.

Nome científico: Dicentrarchus labrax (Linnaeus, 1758)
Nome comum: lubina
Família: Moronidae
Ordem: Perciformes
Classe: Actinopterygii

Distribuição: Atlântico Este: desde Noruega até Marrocos, Ilhas Canárias e Senegal. Observado em Islândia. Também conhecido no Mediterráneo e no Mar Negro.

Morfologia: Borda posterior do opérculo finamente serrilhada, borda inferior com dentículos fortemente dirigidos para atrás. Dois opérculos planos. Boca moderadamente protráctil. Juvenís com alguns pontos escuros na parte superior do corpo. Cabeça com escamas ciclóideas acima. Dentes no vomer apenas anteriormente numa banda crescente.

Biologia: Os adultos manifestão comportamento demersal, habitam as águas costeiras até cerca dos 100m de profundidade, mas mais comum em águas rasas. Encontrados na zona litoral, em vários tipos de fundos, em estuários, lagoas e ocasionalmente rios. Entram nas bocas das águas costeiras e fluviais no verão, mas ocorrem em águas profundas durante o inverno. Peixes jovens formam escola, mas os adultos parescem ser menos gregários. Alimentan-se principalmente de camarões e moluscos, mas também de peixes.

Reprodução: Tempada de desove na primavera em locais próximos das Ilhas Britânicas; mais cedo na sua gama Sul. Ovos pelágicos.

Origem da fotografia: Haley de Ribeira (Galicia), Maio 2008. Laura G.

Sem comentários:

Enviar um comentário