Nome comum:Salmão atlântico
Familia:Salmonidae
Ordem:Salmoniformes
Classe: Actinopterygii
Distribuição: Oceano Atlântico: latitudes médias e zonas árticas no hemisfério norte. No Atlântico Oeste distribue-se desde Canadá até as costas argentinas, e no Atlântico Este desde o Mar Báltico até as costas de Portugal.
Biologia: O Salmão Atlântico é um peixe migrador anádromo, o que significa que vive toda a sua vida no mar, deslocando-se na época de reprodução para os rios, onde efectua a postura. Activos durante o dia preferem águas frias. A grande capacidade natatória desta espécie permite-lhe ultrapassar diversos obstáculos ao longo do percurso migratório procurando atingir as zonas superiores dos rios onde as águas são muito oxigenadas. Nadam sobre um fundo de areia e cascalho até os locais que constituem o habitat ideal para a desova. A diferença do salmão do Pacífico, o do Atlântico não morre depois da reprodução e regresa ao mar. Os juvenís de salmão eclodem entre Abril e Maio e têm cerca de 2 cm de comprimento. Nos 40 dias seguintes sobrevivem a custa do saco vitelino, passando depois a alimentar-se de crustáceos planctônicos, larvas de insectos e mais tarde de pequenos peixes. Os jovens salmões podem permanecer 2 a 5 anos em água doce. No mar permanecem entre 1 a 4 anos, onde crescem muito mais rapidamente, alimentando-se de peixe.
Morfologia: Possui duas barbatanas caudais, sendo a primeira, que é característica dos salmonídeos e se denomina por barbatana adiposa, muito mais desenvolvida do que a segunda. As escamas são pequenas e formam em conjunto uma superfície brilhante. O dorso é azul-de-aço, mais claro nos flancos, e o resto do corpo prateado. Quando sobem os rios para efectuar a postura os machos apresentam manchas alaranjadas ou avermelhadas na cabeça e no corpo e vão adquirindo uma coloração mais escura e apagada, substituindo-se o brilho prateado por uma cor pardo-avermelhada, relativamente à qual se destacam os machos. Os juvenís, ao atingirem 5 ou 6 meses, adquirem uma coloração escura, constituída por um conjunto de pintas e manchas que cobrem todo o corpo. Normalmente aos dois anos dá-se uma mudança de cor, aproximando-se os juvenís da forma adulta. Os salmões adultos atingem desde 40 cm a 120 cm de comprimento, tendo sido capturados exemplares com 160 cm. Os jovens, quando abandonam os rios para descer ao mar, não têm mais do que uns 15 a 20 cm de comprimento.
Origem da Fotografia: Fotografia tomada numa granja de engorde experimental de salmão atlântico na Ría de Arousa (Galiza) em janeiro de 2009 (Laura G.).
Autoria das fotos?
ResponderEliminarlegal tudo que eu prescisava para meu trabalho
ResponderEliminar;D
ResponderEliminarlegal é fácil!! eu encontrei tudo o que eu precisava!!!!!!...
ResponderEliminarcabraoes, este site nao vale um caralho
ResponderEliminareste site nao presta para nada e melhor mudar senao faso uma visitinha a sua casa
ResponderEliminareste muleque que fez este comentario alem de analfabeto não pode comer salmao, seu babaca vai juntar com a sua turma
ResponderEliminarMuito bom
ResponderEliminarÓtimo!
ResponderEliminarJa vi sites melhores mas este contem algumas das informações que eu precisava.
ResponderEliminar